Instagram testa limitar acesso por região e remover seguidores

Notícias
Redação
23/07/2018 às 00:07

Instagram está testando algumas novas opções que irão dar maior controle sobre quem pode ver seu conteúdo, que podem ter variados usos e benefícios.

A primeira é uma nova opção para remover seguidores das contas públicas.

Sreenshot da ferramenta de remoção

A opção faz ficar um pouco mais fácil para restringir certos usuários de verem o conteúdo do seu Instagram. Claro, se seus posts são públicos eles podem continuar vendo, mas aumenta o esforço para isso, e como os usuários não são notificados quando removidos nessa maneira, provavelmente resultará em eles serem deletados da sua audiência.

Como notado pelo The Verge, usuários com contas privadas tem a habilidade de remover seguidores por algum tempo, então você já pode fazer isso. Mas a limitação é que você tem que trocar sua conta para privada – o que não é uma opção para contas comerciais.

Essa nova função te dá outro caminho a considerar, o que se torna útil por aqueles que estão procurando aumentar a taxa de engajamento no marketing digital, e assim, o alcance da plataforma.

Como?

Vamos dizer que quando começou sua conta comercial no Instagram, você fez todos os seus amigos seguirem para aumentar seus números. Aqueles amigos podem não ligar realmente sobre o conteúdo do seu novo negócio, mas eles estão te seguindo para te ajudar – o que é ótimo, especialmente para aumentar a confiança e o boom inicial no começo. Mas agora, com o algoritmo focando no envolvimento em geral, eles não estão exatamente ajudando a aumentar sua performance.

Se você estiver postando para 100 pessoas, e apenas duas delas estão se envolvendo, não parecerá que está produzindo um conteúdo que atinga os interesses da sua audiência. Mas se você cortar isso para 50, sua taxa de engajamento efetiva dobra, o que poderá ser um sinal positivo para o algoritmo.

Claro, muito do que é analisado pelo algoritmo do Instagram é baseado na resposta individual, mas de qualquer forma, ter um número de audiência inativo não está te ajudando. Isso poderá se tornar cada vez mais relevante no caso de marketing de influência, com o foco de mudar a audiência crua para números de engajamento reais. Se você quiser ajuda a aumentar esse elemento, deverá considerar se livrar estes que não estão interagindo com seu conteúdo.

A segunda função que o Instagram está testando é a habilitade para limitar o acesso aos seus Stories do Instagram por localização.

Print da tela do Instagram restrito por localização

Porque você iria querer restringir ativamente seu alcance do Stories?

Essa opção poderá ser particularmente benéfica para marcas que tenham uma presença multinacional – se você fosse a Coca Cola por exemplo, poderia criar Stories especificamente para uma nação, e só mostrar ele para aquelas audiências

O mesmo poderia se aplicar a eventos locais e celebrações – o Dia dos pais por exemplo é celebrado em diferentes datas ao redor do mundo. Ramandan é grande em regiões especificas, mas nem tanto em outras, esportes como o Super Bow também são exemplo de relevância por região.

Existe um leque de maneiras no qual isso pode ser usado. Pode até parecer algo pequeno quando visto de longe, mas existe uma boa oportunidade para estreitar sua audiência – e idealmente, aumentar suas taxas de resposta como resultado.

Ambas essas funções foram descobertas pelo social media Matt Navarra, que regularmente destaca as novas funções e ferramentas em apps Sociais.

 

Será que a moda pega?

Nossas redes